PARABÉNS FERNAVE!

 

 

Foi há 20 anos, a 2 de Janeiro de 1992, que iniciou a actividade do primeiro Projecto Corporativodo Sector dos Transportes Português, patrocinado pelas principais empresas públicas do sector. Nascia a empresa Fernave!

 

Constituída com o objectivo de ser um Centro de Excelência na Gestão do Conhecimento do Sector dos Transportes conseguiu agregar os vários sub-sectores e a sua génese pressuponha as seguintes linhas de actuação:

 

  • A Partilha do Conhecimento dos vários modos de transporte;
  • A criação de uma Entidade de Excelência para a Avaliação, Formação e Certificação dos quadros do Sector;
  • O desenvolvimento de um modelo de negócio baseado em custos variáveis para as Empresas do Sector, nomeadamente os seus Accionistas;
  • A prestação de serviços para o mercado, nomeadamente os operadores privados;
  • O desenvolvimento de outras áreas de actividade complementares, nomeadamente a Consultoria, potenciando o know-how e competências internas;
  • Ser uma porta de entrada noutros mercados, nomeadamente os países da CPLP.

 

Passados 20 anos, a Fernave de hoje é certamente diferente daquela que nasceu em Janeiro de 1992 e terá de, certamente, ser ainda mais distinta no futuro próximo.

 

Merecemos hoje a confiança dos principais Operadores de Transporte Público Nacionais e temos vindo, de forma consciente e ponderada, a internacionalizar a nossa actividade na CPLP, nomeadamente em Angola e Moçambique, onde já desenvolvemos, com provas dadas, vários projectos estruturantes, nomeadamente no sector ferroviário.

 

Estamos certos de que, sem a colaboração e o empenho que tem pautado a intervenção de todos (os que permanecem e os que por aqui passaram dando os seus contributos), não teríamos chegado a este patamar! A todos PARABÉNS.

 

Apesar da envolvente externa e da conjuntura económica em que vivemos, o ano de 2012 será o momento certo em que procuraremos levar a cabo um conjunto de Acções que pretendem, de forma assertiva, demonstrar a importância deste Projecto para o Sector dos Transportes nacional.

 

A nossa dedicação e empenho, com provas dadas, no desenvolvimento de competências dos recursos humanos do sector dos transportes e no apoio estratégico e organizacional às empresas, serão certamente um factor de sucesso inequívoco para a mudança de paradigma que se pretende implementar em Portugal nos próximos anos.

 

Iniciamos hoje, simbolicamente, uma nova fase da nossa Empresa.

 

Feliz 2012.

A Equipa Fernave