PRIMEIRO CURSO DE MAQUINISTAS

PARA O MERCADO COMEÇA JÁ EM DEZEMBRO

 




O 1º Curso de Formação Inicial de Maquinistas  de Locomotivas e Comboios (Categoria B) aberto ao mercado, lançado pela Fernave e homologado pelo IMTT, vai iniciar-se no próximo dia 3 de Dezembro em Lisboa.

O Curso, pioneiro em Portugal,   e  nesta primeira edição  a decorrer  no Centro de Formação da Fernave, em Lisboa, em horário laboral, conta com   9   formandos  que cumprem os pré-requisitos exigidos por Lei para integração no Curso, nomeadamente no que diz respeito aos resultados dos exames de avaliação médica e psicológica.

Este curso de longa duração, cerca de 10 meses, e com um custo  avultado , corresponde a um investimento por parte dos formandos que os habilita à certificação numa profissão emblemática do sector ferroviário, maquinista.  

O objectivo deste Curso consiste em preparar os formandos para o exercício das funções de condução em ferrovia, enquanto maquinista designadamente no que se refere à preparação e condução de unidades motoras no âmbito da regulamentação da segurança da circulação em vigor, na rede ferroviária nacional.  

Com esta iniciativa, pretende a Fernave, contribuir para o desenvolvimento de competências no sector ferroviário, assegurando a formação e certificação de novos maquinistas, tendo já em linha de conta a directiva comunitária sobre a interoperabilidade e a certificação de maquinistas.