PRIMEIRO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE MAQUINISTAS

JÁ COMEÇOU!


O 1º Curso de Formação Inicial de Maquinistas  de Locomotivas e Comboios (Categoria B) aberto ao mercado, lançado pela Fernave e homologado pelo IMT, já se iniciou no dia 3 de Dezembro.

No primeiro dia de formação, para além do acolhimento e enquadramento da profissão de Maquinista e respectivas funções, realizou-se o “Baptismo em Linha”. Os formandos tiveram oportunidade, divididos em grupos, e acompanhados por formadores da Fernave, de realizar o percurso de comboio Rossio-Sintra-Rossio, na cabine de condução, tomando assim contacto directo com as diferentes tarefas e responsabilidades a cargo do Maquinista ao longo da viagem.

Os primeiros 7 formandos a frequentar este Curso, pioneiro em Portugal, têm idades compreendidas entre os 19 e os 35 anos, todos com o 12º ano de escolaridade ou equivalente e alguns com licenciaturas incompletas. As razões que estiverem na origem da escolha deste Curso, são de ordem diversa: paixão pela profissão de Maquinista, oriundos de famílias com tradição ferroviária, ou progressão na carreira. De opinião unânime, partilham que este é um investimento que vale a pena fazer e uma aposta sólida no futuro profissional.

Desejamos aos nossos formandos sucesso nesta nova “viagem”, que certamente concluirão com êxito, tornando-se profissionais devidamente certificados e aptos para exercer esta profissão em todos os operadores ferroviários nacionais.