Seminário “Transportes e Futebol: que semelhanças?”

 

Realizou-se no dia 14 de Dezembro, o Seminário “Transportes e Futebol: que semelhanças?”, organizado pela Fernave em parceria com a Coaching Desportivo.

Neste, intervieram Cristina Dias, Administradora da CP e Duarte Gomes, Árbitro internacional. O debate foi moderado por Sérgio Guerreiro, da Coaching Desportivo.

Estiveram presentes cerca de 50 participantes oriundos de diversas empresas, entre elas a CP, REFER, Transtejo, Porto de Lisboa, Siemens, e CTT. Ao longo da sessão foram abordados exemplos de gestão e demonstradas situações, através, inclusivamente de vídeos de lances de futebol  comentados  pelo árbitro Duarte Gomes, com o objectivo de estabelecer quais as semelhanças e as diferenças entre ambos os sectores, no que diz respeito à liderança, comunicação, gestão emocional e decisão.

Embora nas empresas não existam cartões amarelos e vermelhos nem decisões irreversíveis tomadas ao minuto, a verdade é que existem muitas semelhanças entre o papel desempenhado pelo gestor e pelo árbitro de futebol: ambos devem ser bons líderes   e como  tal reconhecidos pelos seus colaboradores  possuindo algumas características chave como sejam: resiliência, persistência, perspicácia e paciência. A monitorização do trabalho de equipa é outro dos factores em comum, e que permite atingir melhores resultados na concretização dos objectivos propostos.

Em ambas as áreas é igualmente fundamental a existência de uma relação de proximidade e de confiança com os colaboradores.

Este seminário marca o início de um novo Ciclo de Seminários que a Fernave irá desenvolver ao longo de  2 013, dedicado às pessoas e à valorização dos recursos humanos das empresas, em particular no sector dos transportes.

Veja aqui a notícia sobre o Seminário publicada no Jornal “A Bola” edição on line, de 14 de Dezembro de 2012