Programa Fernave On Job CP Carga para Quadros dos Caminhos-de-Ferro de Luanda


Os Caminhos de Ferro de Luanda, inaugurados em 1909, passaram por alguns períodos de inactividade derivados da situação económica e política do País, tendo sido a circulação de comboios interrompida devido à guerra civil durante 18 anos e retomada apenas em 2009.

No âmbito do projecto de reabilitação e modernização dos CFL está neste momento a ser desenvolvida a criação de uma unidade de transporte de mercadorias.

Neste contexto, foi solicitado à Fernave que acolhesse e desenvolvesse um Programa On Job para um grupo de quadros dos CFL, com responsabilidades de gestão na unidade que se pretende criar, designadamente nas áreas comercial, segurança e de operação. Este programa visava proporcionar aos quadros desta empresa, o acompanhamento e familiarização com todas as actividades inerentes ao transporte ferroviário de mercadorias.

Os quadros dos CFL chegaram a Lisboa no passado dia 17 de Fevereiro, acompanhados pelo Assessor do Conselho de Administração desta mesma empresa, onde permaneceram até ao dia 25 de Fevereiro. No primeiro dia da sua visita, decorreu na Fernave uma sessão de apresentação dos serviços prestados pela mesma, na qual se fez também o enquadramento do Sector Ferroviário em Portugal.

O Programa On Job, consistiu em diversas actividades, entre as quais uma visita à CP Carga, onde os quadros dos CFL tiveram oportunidade de ver o funcionamento do Back Office e visitaram o terminal multiusos rodo-ferroviário de Bobadela, tendo tido contacto com a área comercial, de operações e diferentes infra-estruturas ferroviárias, geradoras de negócio.

Visitaram o Porto de Lisboa e o Porto de Setúbal, e também o CCO – Centro de Comando Operacional da Refer, onde conheceram o novo modelo de gestão operacional do tráfego. Na APLOG – Associação Portuguesa de Logística assistiram a uma palestra sobre Logística e Actividades Logísticas.

Na sessão de encerramento, que decorreu no dia 25 de Fevereiro, fez-se o resumo das actividades desenvolvidas no âmbito do Programa Fernave On Job CP Carga, onde se promoveu a partilha de conhecimentos e esclarecimento de dúvidas, constituindo um contributo de enorme relevância para a elaboração do diagnóstico das necessidades para implementação da unidade de transporte de mercadorias nos CFL, onde, por sua vez, irá será contemplada a realização de acções de formação para o pessoal que irá integrar a unidade.

A Fernave tem feito esforços notáveis de aproximação a outras companhias de Caminhos-de-Ferro, no intuito de desenvolver a sua actividade de formação e consultoria noutros mercados. Foi neste contexto, de reaproximação ao mercado Africano, que surgiu o acolhimento dos quadros dos CFL.

Para estes quadros foi extremamente gratificante e enriquecedor participar no Programa On Job que a Fernave elaborou, tendo manifestado a inquestionável utilidade dos conhecimentos adquiridos ao longo destes dias.