Abertas inscrições para Formação CAM – Certificado de Aptidão para Motoristas


A Fernave encontra-se reconhecida pelo IMTT para ministrar a formação para os motoristas de pesados de passageiros e de mercadorias.

Esta formação para os motoristas de veículos pesados de passageiros e de mercadorias está (regulamentada pelo Decreto-lei nº 126/2009 de 27 de Maio que transpôs para a ordem jurídica interna uma Directiva Comunitária de 2003), e visa assegurar a qualificação dos motoristas, tanto no acesso à actividade de condução, como durante o respectivo exercício, ao longo da sua vida activa.

Este novo sistema de qualificação de motoristas tem como objectivo melhorar as condições de segurança numa dupla perspectiva, incidindo quer sobre a segurança rodoviária, quer sobre a segurança dos próprios motoristas.

A qualificação, obtida através da formação, inicial ou contínua irá ser comprovada através de um certificado de aptidão para motorista (CAM), que será indispensável para obter a carta de qualificação de motorista.

A carta de qualificação de motorista em conjunto com a carta de condução é que vai habilitar o motorista a conduzir de acordo com as novas exigências.

A Fernave tem dois Centros de Formação homologados, um em Lisboa e outro no Porto, tendo acordos de parceria com duas Escolas de Condução, A Desportiva, no Porto e a Grupo Colombo, em Lisboa.

Encontram-se abertas as inscrições para a formação para obtenção do CAM, estando calendarizadas acções de formação a decorrer no mês de Abril em Lisboa e no Porto, nas seguintes datas: formação CAM com a duração de 35 horas, de 11 a 15 de Abril, em horário laboral, e de 2 de Abril a 7de Maio, aos Sábados, em Lisboa; formação CAM com a duração de 140 horas, de 4 a 29 de Abril, em horário laboral e aos Sábados, no Porto.