Sistema de Gestão da Qualidade na Fernave


A Fernave, no âmbito da sua estratégia de implementação e afirmação, num mercado cada vez mais concorrencial e pulverizado de pequenas empresas, como é o mercado onde se insere a sua actividade core – formação, tem vindo a adoptar um conjunto de medidas de actuação, tendo em vista dotar a empresa dos instrumentos e mecanismos mais adequados que lhe permitam diferenciar-se pela positiva e, assumir-se como uma entidade de referência na qualificação e no desenvolvimento de competências nas pessoas, sobretudo no contexto do sector dos transportes e da logística.

De entre o conjunto de medidas encetadas, realçamos a concepção e implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da empresa, como um dos objectivos estratégicos a alcançar durante 2014. Se por um lado queremos “arrumar” a casa, tornando os processos objectivos e claros, queremos acima de tudo que os nossos Clientes continuem a depositar confiança nos nossos serviços, elevando as expectativas que têm na qualidade do que produzimos.

Este projecto interno, realizado por colaboradores internos, com a colaboração do Accionista CP, teve o seu arranque no inicio do ano e tem vindo a ser desenvolvido faseadamente.

Tratando-se de um processo de mudança, não só em termos de procedimentos e de fluxos, mas também de mentalidades e atitudes, considerámos que o projecto deveria ser acompanhado por uma intervenção formativa que sensibilizasse todos os colaboradores para a importância do mesmo, procurando “moldar” comportamentos e mobilizar pessoas. Foram realizadas até ao momento três – Sensibilização ao SGQ, Gestão da Mudança e Trabalho em Equipa, das seis acções programadas.

Simultaneamente, foi também nossa intenção que todos estivessem envolvidos desde o inicio, pelo que, se vai comunicando ao longo das várias etapas. Quer seja por via da implementação de acções piloto (testando a aplicabilidade dos documentos que vão sendo produzidos), quer pelo contributo que todos vão sendo chamados a prestar, procuramos dinamizar o trabalho em equipa, para o alcance de um objectivo comum: implementação do SGQ na empresa.

Por todo o envolvimento e colaboração que tem vindo a ser prestada, o nosso Obrigado.

Keep doing!