Seminário “Comunicar nos transportes: Como? Quando? O quê? Para quê?” | Balanço

Realizámos no dia 25 de Novembro, o Seminário “Comunicar nos transportes: Como? Quando? O quê? Para quê?”, em que intervieram como oradores Paula Rodrigues, da EP; Bruno Martins, da CP; Lúcia Cavaleiro, da TAP; e José Limão, da Transportes em Revista. O debate foi moderado por Pedro Ramos, Administrador da Groundforce. 

 Estiveram presentes cerca de 50 participantes oriundos sobretudo de empresas do sector dos transportes, como por exemplo, CP, Metropolitano de Lisboa, EMEF, REFER, Transtejo, Transdev, TAP, Groundforce, APL, Fertagus, entre outras.

Paula Rodrigues centrou a sua apresentação na comunicação interna, crucial nesta fase em que está em preparação a fusão EP/Refer, já Bruno Martins explicou como se deve comunicar numa situação de crise ou de contingência, existindo alguns princípios fundamentais para o fazer, como seja, veracidade na informação transmitida aos media, clareza, transparência e objectividade e, por sua vez, Lúcia Cavaleiro, da TAP, demonstrou a importância da antecipação, organização, e gestão da informação prestada aos media de modo a minimizar os efeitos de situações menos positivas para a imagem da empresa (greves).

José Limão, editor da Transporte em Revista, é de opinião que se comunica muito mais no sector dos transportes hoje em dia, embora exista ainda um longo caminho a percorrer pois ainda não existe uma cultura de comunicação em muitas empresas.  

A assistência foi bastante participativa nas observações, questões e comentários que teceu durante o debate tendo sido avaliação final do Seminário muito positiva. Ficou a expectativa para 2015 dos temas a serem promovidos pela Fernave, nestes eventos que são já um ícone, da sua actividade.

Os nossos agradecimentos à Human Resources Portugal pela oferta de exemplares da HR nº 50, para distribuição aos nossos participantes.