Seminário “Regulamentação de Segurança: Nova organização e novos desafios”

 

A Fernave realizou hoje o Seminário “Regulamentação de Segurança: Nova organização e novos desafios”, que contou com as intervenções de Paulo Taveira, IMT; Agostinho Pereira, IP; José Carlos Lima, CP; Carlos Rodrigues, Medway; Susete Romão, Takargo; e José Carlos Oliveira, Fertagus. O debate foi moderado por Ernesto Martins de Brito.

 

O evento face à actualidade e importância do tema teve elevada adesão contando com a presença de cerca de 120 participantes oriundos de um total de 35 empresas / entidades, entre as quais GISAF, APNCF, Metropolitano de Lisboa, GMF, Siemens, Visabeira, Somafel, entre outras, como sindicatos.

 

As intervenções permitiram uma partilha, reflexão e debate sobre o trabalho que está a ser desenvolvido no quadro regulamentar da segurança ferroviária, cujas orientações europeias estão a ser aproveitadas no âmbito nacional para dar resposta a uma nova reorganização mas revendo e simplificando o sistema, assegurando simultaneamente a segurança do mesmo. O trabalho em curso cujas datas de conclusão de encontram balizadas tem por trás uma nova cultura de segurança sendo o factor humano uma das variáveis criticas à implementação e operacionalização nesta nova mudança de paradigma.