Projeto Porto Vigo

Ação de longa duração, iniciada ainda em 2017, decorreu até 27 de Fevereiro do corrente, a formação regulamentar e prática para condução em território espanhol.
Esta ação, destinada a maquinistas de Contumil, permitiu-lhes adquirir além do idioma espanhol de nível B2, a experiência de prática simulada em simulador ferroviário na Renfe. Posteriormente foram realizados comboios de formação, para o contacto real com as realidades regulamentares e técnicas entre as estações de Valença e Vigo-Guixar. Nesta vertente prática, toda ela realizada em Espanha, com formadores da Fernave e da nossa congénere espanhola, houve ainda a oportunidade de se praticar em comboios reais de passageiros. Numa primeira fase, as viagens destes maquinistas serão acompanhadas de perto por chefias intermédias da CP ou da Renfe.

Paralelamente à nossa formação, a Fernave também colaborou na formação teórica e prática de duas novas maquinistas espanholas que passaram, a estar também certificadas para conduzir em território português, neste projeto comum Porto-Vigo.

Iniciado em 2013, os comboios Celta são um projeto comum que permite a ligação direta entre as cidade de Porto e Vigo, duas vezes por dia.