Fernave realiza acção de Team Building para a Simef

 

No âmbito do 1º Encontro de Quadros da Simef, que decorreu no passado dia 1 de Abril, no Complexo da Fernave, no Entroncamento, realizou-se uma acção Team Building organizada pela Fernave e que envolveu 47 novos colaboradores desta Empresa.

 

Estes colaboradores são oriundos da Emef e da Siemens e aceitaram o desafio de integrar a Simef, empresa criada no âmbito da parceria estabelecida entre ambas as empresas, permitindo a criação de sinergias ao nível do know-how tecnológico de um dos maiores fabricantes mundiais de material circulante ferroviário com o know-how do maior prestador de serviços de manutenção português.

 

Os lemas desta acção Team Building foram “Envolver as pessoas num novo Projecto / uma Nova Empresa / mas já com muito conhecimento”. Pretendeu-se promover o contacto entre os novos quadros e fomentar o espírito de equipa. A partir de dia 4 de Abril e durante todo o mês, irão estar em formação, iniciando a 1 de Maio a actividade, ficando destacados em locais diferentes de trabalho.

 

A Agenda envolveu uma actividade individual, orgami (dobragem de papel) “Vestir a Camisola do Projecto/Empresa”; uma actividade de grupo, (pedipaper); e uma actividade colectiva (construção de puzzle), sempre com o logótipo Simef.

 

Descrição da actividade pedipaper “O Circuito das Locomotivas”

 

Do programa constavam actividades diversas, como por seja, o “Circuito das 5 Locomotivas”, em que foram constituídas cinco equipas, designadas por Equipa Tracção, Equipa Convel, Equipa Freio, Equipa Bogies e Equipa Catenária. A estas equipas foi entregue a planta com o percurso pelas locomotivas, uma check list para resposta e no circuito as equipas recolheram o seu saco Simef com o nome do seu grupo. No final o vencedor foi o que chegou primeiro, apresentou as respostas certas e tinha o respectivo saco Simef, que continha peças do puzzle. A construção do puzzle constituiu a actividade colectiva no final da acção.

 

Avaliação da acção

 

A avaliação por parte dos formandos desta acção de Team Building foi muito positiva, tendo sido eficazmente criado o sentimento de coesão entre as pessoas através da metodologia utilizada, contribuindo desta forma para uma maior aproximação das equipas.


A Fernave congratula-se por poder participar activamente no Projecto SIMEF, na vertente de Formação, vindo inclusivamente a prestar serviços de formação técnica no material circulante, bem como, condução e manobras em parque fechado durante o mês de Abril no âmbito do Acolhimento Técnico para os Técnicos de Manutenção para esta Empresa.