Nova Visita de Quadros dos Caminhos-de-Ferro de Luanda

A Fernave teve o prazer em acolher uma vez mais, Quadros do CFL- Caminhos de Ferro de Luanda, neste caso pertencentes às Unidades de Comando e Controlo da Circulação e Aprovisionamentos e Compras, de 2 a 6 de Maio.

 

À semelhança do que tem sido praticado nas visitas anteriores, e no seguimento da estratégia adoptada pela Empresa de reaproximação aos mercados Africanos, a Fernave desenvolveu Programas de Formação On-Job adequados em função das áreas de responsabilidade destes Quadros no CFL.

 

No caso dos Quadros do CCC, o programa de formação on-job integrou diversas actividades que tiveram lugar na Refer, tendo tido como principais objectivos conhecer aspectos relacionados com a actividade de Comando e Controlo de Circulação, enquadramento da actividade de Gestão da Circulação no âmbito regulamentar, organizacional e operacional, realizando-se ainda algumas visitas a estações, nomeadamente na Linha do Oeste e Linha do Vouga, e centros de comando, CCO de Lisboa. O Quadro da área de Aprovisionamentos e Compras, visitou a CP Frota, a Direcção de Contratualização, Compras e Serviços Gerais (DCC) da CP e a Emef, contactando com aspectos diversos relacionados com a actividade de manutenção, como sejam, a gestão de peças de parque e afins; gestão da manutenção e logística de manutenção.

 

Actividades Desenvolvidas

 

Os Quadros do CCC do CFL, no primeiro dia da sua visita, após a sessão de apresentação que decorreu na Fernave, foram recebidos na Refer, onde foi feita a apresentação institucional desta Empresa, seguida de uma descrição da actividade da Gestão de Circulação, do Comando e Controlo da Circulação, da actividade do Posto de Comando e Controlo e ferramentas e Sistemas de apoio à Exploração.

 

Nos dias subsequentes tiveram oportunidade de contactar com o Regime de Cantonamento Telefónico, através da apresentação dos aspectos teóricos e regulamentares do mesmo e da visita à Linha do Oeste. Por outro lado, conheceram também o Regime de Exploração em Cantonamento Automático, aspectos teóricos e regulamentares respectivos e visita à linha. Na visita à Linha do Vouga tiveram contacto com o Sistema de Exploração RES/SISE.

 

 A formação On-Job terminou com a visita ao Centro de Comando Operacional de Lisboa, onde lhe foram apresentados os sistemas de supervisão e operativos.

 

A formação On-Job do Quadro do CFL da Unidade de Aprovisionamentos e Compras, decorreu na CP Frota, na Emef e na DCC da CP. Na CP Frota conheceu os Sistemas de Apoio à logística de PP’s e SE’s, e o Sistema de Controlo de Materiais, no Entroncamento. Aqui teve também a oportunidade de visitar o Parque Oficinal do Centro (POC) da Emef. Na DCC/CP foram apresentadas as principais actividades deste órgão, especialmente as direccionadas para a gestão e contratação das condições de fornecimento de bens e serviços à empresa, a gestão de stocks de bens existentes em armazém e a gestão dos serviços de apoio geral e administrativo.



Na sessão de encerramento, que decorreu no dia 6 de Maio, realizou-se o balanço da visita, sendo este nitidamente positivo representando uma mais valia de conhecimentos para os Quadros do CFL, que manifestaram os seus profundos agradecimentos a todos os intervenientes na organização, realização e acompanhamento das actividades que constaram nos Programas de Formação
On-Job.

 

No âmbito dos contactos que têm vindo a ser desenvolvidos e da consolidação do relacionamento entre a Fernave e os CFL, perspectiva-se para breve, a assinatura de um Protocolo de Cooperação entre as empresas, e a intervenção da Fernave, a curto prazo, no desenvolvimento de competências dos recursos humanos do CFL, em áreas diversas, ao nível da formação.