Curso de Formação Inicial de Maquinistas, nova edição

A Fernave lançou em meados de julho mais uma edição do Curso de Formação Inicial de Maquinistas, cujas candidaturas estiveram abertas até 17 agosto.

Os pré-requisitos exigidos são: possuir 20 anos de idade, escolaridade mínima obrigatória e ficar apto nos exames de avaliação psicológica e médica.

O curso, que irá decorrer em Lisboa em horário laboral, iniciará a 28 de setembro, prevendo-se a sua conclusão em março do próximo ano.

Com a frequência deste curso e aprovação final no mesmo, os formandos obtêm a certificação para conduzir num tipo de material circulante e num determinado itinerário da rede ferroviária nacional, tornando-se profissionais e, caso fiquem aprovados no exame final a realizar no IMT, obtêm a Carta de Condução que os habilita ao exercício da profissão de Maquinista, reconhecida no âmbito da União Europeia. Ficam, assim, aptos para poder exercer a função de condução em operadores ferroviários, mediante eventuais ações de formação complementares e pontuais, em função do material circulante e dos itinerários onde, efetivamente, venham a desenvolver a sua atividade.

A Fernave realizou já cinco edições deste curso (entre 2013 e 2019), tendo habilitado cerca de 75 novos Maquinistas, que encontraram, através do curso, a sua profissão.