Secretária Geral do CFL – Caminho-de-Ferro de Luanda, realiza formação On-Job na Secretaria-geral da CP | Novo !

 

 

No âmbito das relações institucionais e de cooperação estabelecidas entre a Fernave e o CFL, a Fernave desenvolveu um programa de formação On-Job para a Secretária Geral do CFL, Dr.ª Belmira Coelho, realizado com o apoio da CP e da Refer.

 A formação On-Job teve a duração de 21 horas, decorreu na Secretaria-geral da CP, e incidiu sobre duas áreas, nomeadamente, a do Apoio ao Conselho de Administração e da Documentação e Cultura Ferroviária.

 
Foi recebida pelo Sr. Vice-Presidente da CP, Dr. Alfredo Vicente Pereira, com quem teve oportunidade de trocar impressões sobre a formação On-Job, e a quem manifestou o seu agrado e satisfação pela forma como foi acolhida na CP.

No âmbito da área do Apoio ao CA, teve contacto com os procedimentos inerentes à preparação das reuniões do CA, assessoria às mesmas, o que são e como se utilizam os livros de actas, em que consistem os textos de abertura e encerramentos dos mesmos, extractos de actas, deliberações e despachos, e outros aspectos relativos ao funcionamento da Secretaria-Geral.

No que diz respeito à área da Documentação e Cultura Ferroviária, a Dr.ª Belmira Coelho, mostrou-se especialmente interessada nos aspectos inerentes ao centro de documentação, tendo como finalidade recolher informação pertinente para a futura implementação de um centro de documentação nos CFL. Para além disso, conheceu a área do arquivo corrente, software de gestão documental e boas práticas utilizadas, arquivo histórico e BD utilizada, arquivo fotográfico e edições CP.

No final do programa, visitou ainda a Secretaria-Geral e o Centro de Documentação da Refer.

Segundo o testemunho da Secretária Geral do CFL, a formação On-Job foi extremamente positiva, tendo sido de uma enorme utilidade e muito gratificante contactar com as Secretarias-Gerais da CP e da Refer, e respectivos Centros de Documentação, tendo aplicação na Secretaria Geral do CFL, os conhecimentos adquiridos.