Mudança de Paradigma – uma atitude pela positiva

 

 

Decorreu no passado dia 23 de Outubro, o 4º Encontro do Portal do Conhecimento, no Auditório do Alto dos moinhos, em Lisboa.

 

Este evento, constituiu mais um contributo para a partilha e disseminação do conhecimento no Sector dos Transportes, com particular foco no modo ferroviário, em mais uma iniciativa das entidades subscritoras do “Portal do Conhecimento” [SG-MOPTC, IMTT, CP, Refer, Fertagus, ReferTelecom, Ferbritas, Emef, Rave, Invesfer, Fernave, MTS, Metro Mondego e FMNF], cuja assinatura do Protocolo de Cooperação com o objectivo de dotar o sector ferroviário de um “Modelo de Desenvolvimento de Competências de Liderança, Gestão e Inovação”, remonta a 2008.

 

O tema do encontro foi Mudança de Paradigma – uma atitude pela positiva, e participaram como oradores Helena Marujo, FPCE-UL; Fernando Moreira da Silva, Carris; Ana Lúcia Pereira, CP; Hélder Dinis Soares Ribeiro, Emef; Rui Lucena, Fernave; Miguel Lopes, ISCSP-UTL; Nuno Ferreira, ANA; Henriques Antunes IMTT; e António Laranjo, REFER. O Prémio Inovar Cooperar foi entregue por Emídio Cândido, do IMTT ao Eng.º Cabral da Cunha da CP e Eng.º Nuno Freitas, da  Emef; pelo Projecto RCM na Manutenção do Material Circulante.

 

A palavra-chave que esteve sempre presente ao longo deste encontro foi …POSITIVA! Paixão, e talento, foram outras das palavras mais ouvidas. Num contexto actual de crise ao nível do País, com repercussões de grande impacto no sector dos transportes, é prioritário operar-se uma mudança de paradigma, traduzindo-se esta também numa necessidade de mudança quer na atitude pessoal quer organizacional. Esta adopção de uma atitude positiva deverá ser transversal, sendo fundamental que os líderes também a assumam, devendo igualmente preconizar uma gestão de proximidade com o colaborador, fomentar um maior envolvimento entre as partes, e desenvolver a comunicação interna.

 

Neste encontro foram partilhados casos que mudaram comportamentos, como por exemplo, a implementação do Portal do Colaborador CP; a Liderança pela Positiva, na Carris; o caso da ANA, Igniting a Positive Organization; e foram apresentados estudos sobre Estimular a Paixão pelo Trabalho; a Força de uma Atitude Pessoal pela Positiva. O caso da Fernave, empresa que constitui em Portugal, o repositório do desenvolvimento de competências técnicas sobretudo ferroviárias para o sector, foi o exemplo de que em momentos de crise surgem oportunidades de mudança que são positivas para a organização e há que aproveitar esses momentos.

 

Fica, ao encerrar o encontro, o pesar e um sentimento de esperança pois sendo este o último encontro do Portal do Conhecimento, o qual tem ao longo dos anos constituído uma iniciativa que tem reunido os profissionais do sector dos transportes em reflexões extremamente pertinentes, contribuindo para a partilha e disseminação do conhecimento no Sector, se farão todos esforços para que o projecto continue com o empenho dos novos actores chave do sector.



Este encontro teve o apoio das entidades subscritoras do protocolo, Revista Transportes em Revista e Louresdesign.